quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Lojas de Departamento

     Quanto tempo pessoal... 'perem aí' que vou tirar as teias de aranha aqui do admin.

   Aproveitando que nessa semana tivemos o dia da Consciência Negra...contem-me...e aí, como foi Black Friday de vocês????
         
    Andei um tempo sem muita inspiração, confesso! (coisa de artista)...(mentira)

    Agora estamos numa época onde a sinceridade e espontaneidade imperam mundialmente. Principalmente nos rostinhos das vendedoras nos shoppings e parentes distantes.
Por isso achei muito relevante e pertinente falar sobre o principal comportamento predominante nesse período: COMPRAS...

   Independente das festividades...não posso deixar de citar que as promoções e oportunidades de compras nessa época enchem os olhos até de ateus e agnósticos.

      Eu, compradora crônica praticante...não agiria diferente e aproveitei a ''bondade'' capitalista neoliberal para tirar o escorpião do bolso.
Sou também, não nego, amante platônica de lojas de departamento. É! E quando digo lojas de departamento, me refiro resumidamente a C&A, Renner, Leader, Marisa (com s) e Riachuelo. Pois é! Ninguém me convence que Zara seja uma loja de departamento...só se for lá fora, porque aqui no Brasil, 'ts ts ts', não é não. Primeiro que não há um site oficial brasileiro, segundo que não há um site oficial brasileiro e terceiro...não possui o perfil de uma loja de departamento...

        OI??? Não sabe qual o perfil de um loja de DEEEEEEEEEEEEpartamento?

       A seguir darei a vocês um panorama da dinâmica de funcionamento de uma loja dessas, adjunto ao perfil da compradora, ou melhor, do público alvo. Venhammm comigo nessa viagemmmm (Em caso de problemas técnicos, temos duas saídas de emergência na parte dianteira, duas na parte traseira e uma à sua direita. No caso de falta de ar, máscaras de oxigênio cairão sobre vossas cabeças. RSRSRSRSRSRS)


COMO FUNCIONA UMA LOJA DE DEPARTAMENTO???

    Teoricamente seria uma loja que ofereceria diferentes tipos/opções de produtos, divididos em departamentos e subdivididos em sexo e idade. TEORICAMENTE...

Na prática:  

   Loja que oferece os mesmos tipos/opções de produtos que não são divididos em departamentos e são subdivididos em masculino, infantil, (relógio/óculos/celular/acessórios)... roupa de néim, roupa de velha, roupa de adolescente infantil que esqueceu de crescer e gosta de restart, crepúsculo e personagens disney e algumacoisanomeiodissotudo (onde nós estamos inseridos).

        É claro que há sim uma ligeira variação de uma lojita para outra. 

C&A - É uma loja internacionalmente conhecida e exatamente por isso acompanha as variações socioculturais desse mundão lindo e capitalista. Ou seja, roupa dji pobri e roupa dji classe média.
              É! Rico não compra em loja de departamento, néam, gentem! A não ser as blogueiras socialite que pagam de garimpeiras do tio patinhas e descolam os tais ''ACHADOS" (TIPO aquela peça super louca inspirada em alguma grife caríssima que você não sabe porque cargas d'água acharam que nós, meros mortais, compraríamos). 

TIPO ISSO:



            A C&A também sofreu ao longo do tempo uma Zaraficação do preço. Sou do tempo em que C&A tinha preços camaradas e pagáveis! Hoje em dia ela está mais abusada do que nunca! Sem contar que sofre  um pouco de bipolaridade. A cada semana está com uma coleção diferente. Uma semana que a gente ama, uma semana que a gente odeia. Uma semana que a gente ri, e uma semana que a gente chora!
            E OH, continua sendo uma loja que induz a manifestação de distúrbios alimentares. O jeans é DESDE SEMPRE um, ou dois números acima do que você costuma usar. Portanto, se você tem uma leve tendência à anorexia...não prove jeans na C&A não, gata...vai por mim!



RENNER- (você tem seu estilo, a Renner tem totos)

         A Renner sofre um transtorno de personalidade também.  Acha que é Zara e esqueceu de descer do salto. PREÇOS suuuuuuuuuuuuuuuuper modestos (cof cof cof). 
        Gente... os preços, além de serem horripilantes de tão caros...são horripilantes de caros! O que me parece muito louco já que as roupas deixam a desejar no quesito qualidade . Algumas alas me sugerem um figurino de atriz coadjuvante do elenco Leblon da novela de Manoel Carlos. Já outras são canadenses demais pro brasil que habita! 
     A maioria das araras é algo entre...'vou caminhar com meu cãozinho na orla do Leblon, ou vou dar uma esquiada de leve, ou ainda...algo como 'sou hipster rockeira  que sofro da síndrome da disneyland tardia'.
        E as bolsas da Renner? Vieram os dinossauros, homens das cavernas, a era glacial e as bolsas continuam lá...as mesmas. 




LEADER (sua vida mais bonita) -

       A Leader é do povão!!! É a personificação do departamento cama/mesa/banho e 'panim de prato'. Sinto, não sei porque (e nada a contra) uma gospelização de algumas araras...não sei bem porque...é muita viscolycra estampada...umas roupas estranhas.
     Mas de fato, é a que merece meus parabéns...É a loja que REALMENTE vende roupas para TODOS os tamanhos! Certo que as vezes exageram na cafonice...mas isso é presente nas demais lojas. 
    Preciso destacar que seus preços andam menos democráticos que os tamanhos das roupas... É uma chuva de R$79.90 que eu não entendo. Parece que a maquininha só registra esse preço (desde a calcinha, a bandeja inox...até o sapatênis ).







MARISA (De mulher pra mulher)

       Marisa é uma loja infantilizada. Acho que deveriam mudar o nome para Marisa Repilica.                 É tudo muito pequeno, muito nhé nhé, muito cuti cuti. É também a loja mais néim de todas...uma mistura de paquita com meia arrastão e no quesito terceira idade, detona na cafonice!
       Não, não tenho trauma da marisa. Minha mãe não me obrigava a usar roupas de lá. Posso até arriscar em dizer que os acessórios, como bolsas e óculos são até bacanas e o preço nem é tão Zarafídico. Fora isso, tem meu total desamor. =/ 










RIACHUELO 

       Bom...essa também é uma loja que vende tamanhos maiores. Entretanto, é  uma loja confusa demais, sem publico alvo direito, sem departamento, sem sentido, sem noção. Acho que a Riachuelo tenta como Lenine, um 'todas elas juntas num só ser' e erra feio!!!!  Não tenho, honestamente muito o que falar...então deixo aqui meu cartãozinho do analista, para os estilistas dessa lojinha querida! 





obs: todas imagens foram retiradas do google imagens...e são correspondentes as lojas

Vocês até podem indagar que as imagens são tendenciosas...mas contra fatos e fotos não há argumentos, né não??? HAHAHA (risada maléfica da Paola Bracho - É assim que escreve, produção??)


Bom, eu frequento todas essas lojas e tenho sim, peças de cada uma delas. Marisa #não. BUT, a criação desse post foi incitado exatamente por observar uma predominância de peças escalafobéticas, pelo simples fatos de alguém dizer que é tendência! Ah pessoal, não estamos num país democrático? Democratizem as araras departamentais de tais lojas, ora pois! 


Só porque paetê está na moda, não significa que eu durma com camisola de paetê, malhe com top de paetê, coma paetê de atum, opa...


É isso...gente espero que essa mudança acorra...pois apesar dela não convencer a Dilma a respeito dos royalties do petróleo, apesar de não minimizar a briga de Carlitos Cachoeira com o Ministério Público, evitar a privatização do maracanã, tirar Geraldo Alckmin do governo de São Paulo, não aumentar a audiência de Salve Jorge, não colocar 24 horas de Chaves no SBT...ao menos deixará essa blogueira classe média baixa, suburbana, FELIZ! Afinal de contas....'ja é natal na Leader magazine' e 'hoje é um novo dia, de um novo tempo que começou.' (rsrsrs)


beijos (sem paetê) 



4 comentários:

  1. Adoro sua escritaa!! Tá de parabééns!!

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  2. A pior na minha opinião é a Renner
    Só roupa masculina brega hahaha
    Meu negócio é C&A mesmo!

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  3. Muuuita, mas muuita saudade mesmo de seus posts... Que bom que escreveu e espero continuar assim com mais frequencia.
    Acompanho a senhorita por todo lado e, confesso, não contive as lágrimas quando via a sua fotinha com a vovó.

    Fã incondicional do seu blog!!!

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  4. Hahahaha, é essoaê, gata! Loja de departamento é a minha salvação, mas nem por conta das roupas ou dos preços: é a falta de vendedores que me cativa!
    De vez em quando eu tento entrar em algumas lojas "normais", mas assim que um vendedor me ataca, saio correndo de fininho...
    Ótemo texto! =)

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